sexta-feira, 10 de julho de 2015

#2. Construa uma vida com propósito

"capacidade de criar um significado para a sua vida de forma a sentir-se energizado e apaixonado por ela, capaz de elaborar/construir múltiplos caminhos de vida que derivam dessa essência e que podem tomar diferentes formas ao longo dos diferentes de ciclos de vida, sendo lapidado, refinado e ganhando cada vez mais força com o tempo e autoconhecimento”. - Email de exercício sugerido por Moporã


Larissa incluiu no email um trecho da entrevista que Almyr Klink deu ao Fantástico, sinceramente, nunca imaginei a pessoa que nunca gostei, mesmo sem te-lo conhecido, falar algo e eu gostei.... E esta não é a primeira vez que acontece.
Neste trecho ele comenta sobre o que é ser rico para ele. 
Para Almyr Klink, ser rico não é ter posses, casa bonita, carro do ano, coleções de coisas. Hoje mora numa casa tranquila, sem entrada ponposa em Paraty. Coisa que seus vizinhos abominam. Diz que prefere viver o momento, viver a vida. Se sente feliz por ter tido a oportunidade de fazer seu lazer seu ganha pão, viajar. E seu propósito é viver com o mínimo necessário, sem posses.

Porque começar um post intitulado "construa uma vida com propósito" comentando um video com Almyr Klink dizendo o que é ser rico para ele...
Por que ser "rico" é um de meus propósitos!
Não o rico de posses, mas o RICO que Almyr Klink comenta, o RICO de experiências, de histórias, de lembranças e momentos.
Sim ter o suficiente para me manter, mas em excesso para contar, relembrar. Ter o que compartilhar.
Sim tenho muito a caminhar para chegar a este ponto, não sou consumista, mas jé percebi que sou possessiva, tenho a mania de nominar as coisas de meu/minha. 
Aprender a desapegar é um trabalho árduo e dolorido. Daí vem aquele falso alívio... "não tenho tanto assim, não sou acumuladora", até o dia em que tenho que arrumar as coisas no quarto, e demoro mais de um dia para faze-lo.
Você pode ter visão de tudo que tem, mas se demora mais de um dia para arrumar, entenda as entrelinhas...

O exercício que o MOPORÃ sugere não tem muito haver com a reflexão acima, tem haver com valores.
Quais são os seus valores?

Meus três valores: Família, Vida e Eu.
Daí eu pergunto, porque estou em último lugar, não deveria estar em primeiro? 
Sim, Família é importante, mas se Eu não me valorizo, de que adianta a Família? De que adianta a Vida?

Você tem um dom?
"O talento é qualquer padrão recorrente de pensamento, sensação ou comportamento que possa ser usado produtivamente. Assim, se você é instintivamente curioso, isso é um talento. Se é competitivo, isso é um talento. Se é sedutor, isso é um talento. Se é persistente, isso é um talento.” (do livro Descubra seus Pontos Fortes, de Marcus Buckingham e Donald O. Clifton). Citado por Larissa no email, e bem relevante para o momento.
Qual o meu dom? Sinceramente, sempre tentei descobrir o que realmente faço bem. Não querendo me gabar, mas tudo o que me pego a fazer, faço muito bem.
E Larissa salva o dia, com duas perguntas certeiras:
"Um amigo meu está com dificuldade para resolver alguma situação/problema e ele me procura pedindo ajuda. Em que situações sou procurado para ajudar alguém?"
Sou procurado por quem não tem muito tempo a perder e quer otimizar o seu tempo, me pedindo para que eu perca o meu tempo.
"Qual é o elogio/feedback que ouço com mais freqüência das pessoas? "
Parabéns, muito bem feito, na hora exata.
Resumindo, sou a pessoa com tempo livre que faz tudo com perfeição, seja lá o que for e quanto tempo demore.
OPA!!! PARA TUDO!!!

Aí vem o próximo exercício...
Como quer ser lembrado?
Aí eu grito de raiva, não quero ser lembrado como sendo o que socorre a todos, com tempo ocioso.
Mudando os hábitos e costumes imediatamente.
Não digo deixar de ajudar, parar de me relacionar. Digo, prestar atenção em mim! O que eu quero, tenho tempo e vontade de faze-lo? O que vai valer para mim?

O exercício do Moporã:
Daqui a 20 anos, onde você está? Com quem? Fazendo o quê? Como é seu aspecto físico? O que você esta vestindo? Que bens possui? Como ocupa seu tempo?
Neste momento não posso me imaginar daqui a 20 anos, pois tenho problemas com essa ideia de ir mais longe na mente.
Sim, para se criar metas é necessário ter propósitos lá na frente, mas estou começando com propósito de curto prazo.
Vou ficar com "daqui 5 anos", onde estou?...

Aí começo a imaginar meus propósitos, se daqui 5 anos quero estar bem, o que preciso fazer para estar bem? Se quero chegar lá, o que tenho que fazer para chegar lá?
Com pequenos passos, vivendo o momento, cuidando de si, cultivando a vida. 

Com pequenos passos vou construir minha vida com propósitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário